segunda-feira, 21 de setembro de 2015

RESPOSTAS AOS CURIOSOS

 Aí vão respostas para perguntas que me são feitas com frequência:

1.     Quem sou? Para ser franco, nem eu sei bem quem é o escritor José Clemente Pozenato.
2.     Quando comecei? Comecei a escrever, ou a acreditar que podia escrever, quando descobri que podia escrever melhor do que alguns escritores que eu lia.
3.     Qual a obra preferida? Cada obra teve um gosto especial; gostei de escrever cada uma delas.
4.     Momento marcante? Certamente foi a indicação do filme O Quatrilho, baseado em meu romance, para o Oscar, em 1996. Ficou na história!
5.     Onde a inspiração? Minha inspiração vem do que eu observo no comportamento das pessoas. Olho, olho, ouço, ouço e depois invento.
6.     Como escrevo? Escrevo para todos entenderem. Uns entendem mais, outros menos, mas na vida também é assim.
7.     Poesia, conto, romance? Me dou bem tanto com a poesia como com o romance e o conto. Há coisas que dá para dizer com a poesia. Outras só com um romance.
8.     Há escritores bons? Há muita gente escrevendo bem. Uma vez havia quatro ou cinco que se destacavam, era mais fácil. Hoje a “concorrência” é maior.
9.     Como ser escritor? Gostar de escrever já é o primeiro passo. O segundo é estudar as técnicas. Escrever também exige domínio técnico, que se aprende observando como os bons escritores escrevem. Hoje existem as oficinas literárias, que ajudam bastante.
10.                        O desejo do autor? A maior satisfação do escritor é ter leitores que têm curiosidade pelo que ele faz. Você, lendo o que escrevo, me dá essa satisfação.

0 comentários:

Postar um comentário