segunda-feira, 17 de agosto de 2015

SEMANA DO PATRIMÔNIO

Caxias do Sul tem, a partir deste ano de 2015, de forma institucional, a Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, criada a partir de Projeto de Lei da Câmara de Vereadores. A data é fixa, de 13 a 20 de agosto, para antecipar e prolongar o Dia do Patrimônio Nacional, hoje, 17 de agosto.
Quem lida na identificação, preservação e valorização do patrimônio cultural – três etapas indissociáveis entre si – sabe que se trata de uma luta inglória. Tenho na bagagem várias lutas inglórias. Algumas terminaram com derrota completa, como a do Cine Ópera. Outras não foram tão completas, mas trouxeram algum grau de destruição do patrimônio.
Já fui chamado de saudosista, pecha infamante criada pela racionalidade progressista. Já me foi dito que é “lei da natureza” que o antigo seja destruído para dar lugar ao novo. Já ouvi ser chamada de “trambolho” a área da estação férrea, onde Caxias nasceu como cidade.
É realmente muito difícil identificar, preservar e valorizar o patrimônio cultural e histórico aqui em Caxias. Agora mesmo, nas obras de modernização da rua Sinimbu, em nome do progresso e da mobilidade urbana, foi arrancada uma tira inteira da calçada na frente da Metalúrgica Eberle. Ninguém se lembrou de que essa calçada é tombada como patrimônio histórico. Ninguém deu bolas ao fato de que são pedras portuguesas, desenhando engrenagens que são parte desse patrimônio da cultura industrial.
Por isso, neste Dia Nacional do Patrimônio, mais uma vez, só tenho vontade de chorar.

0 comentários:

Postar um comentário