segunda-feira, 24 de agosto de 2015

ONDULAÇÕES TRANSVERSAIS

 Saiu a notícia de que a BR, no trecho em que atravessa a cidade vai ter, finalmente, ondulações transversais. Esse é o termo técnico usado pelo CONTRAN para designar os quebra-molas, ou lombadas. O curioso é que lá pelas tantas – na mesma ordem de serviço, ou portaria, que regulamenta ditas ondulações transversais – o órgão disciplinador do tráfego determina que seja fixada sinalização com a palavra “saliência” ou a palavra “lombada”...
Sei que muita gente que anda de carro não gosta de quebra-molas, tanto que na cidade de Caxias do Sul elas foram retiradas, alguns anos atrás. Em Galópolis, eles continuaram (se não erro na conta são cinco ao todo), por decisão judicial impetrada pelos moradores do lugar. E se não estou equivocado, não houve mais nenhum atropelamento nesse trajeto.
Pois a cidade de Caxias do Sul, com atropelamentos quase diários na BR, além de não ter conseguido a mordomia das passarelas – que só beneficiam a Grande Porto Alegre – estava proibida de ter até mesmo as prosaicas lombadas, ou quebra-molas, ou saliências, ou ondulações transversais.
As lombadas só apresentam dois problemas: o de chegarem tarde e o de serem ainda em pequeno número. Desde o tempo de Montaigne, o bom senso indica que as cidades existem para as pessoas viverem nela, e não para serem atropeladas pelas carruagens. Foram-se as carruagens com seu par de cavalos a galope, e entraram em cena carros com dezenas de cavalos cada um, em louca disparada.
Bem vindas as lombadas.

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