segunda-feira, 16 de março de 2015

MEMÓRIAS DE CANDIDATO

Ninguém mais lembra, mas fui candidato a deputado federal. Eu ainda lembro porque foi uma experiência impossível de ser esquecida. Aprendi tanto sobre o que ocorre atrás dos panos da política eleitoral que cheguei a começar a escrever um romance com o título de O Candidato. Fiquei na primeira página, já digo por que.
Para fazer a campanha é preciso dinheiro. Para que? Numa festa em São Chico, os possíveis eleitores cobravam do candidato uma rodada de cerveja, que o candidato não pagou. Noutra festa em Vacaria a conta apresentada, e também não paga, era a da carne toda do churrasco. Em Caxias um grupo de migrantes que ia votar em outro município trocava os votos de todos pelo pagamento de ônibus e almoço para os passageiros. Noutra cidadezinha, um cabo eleitoral garantia até 300 votos, com uma “ajuda” de 25 reais por voto. Basta isso de amostra.
A culminância foi a oferta recebida, pelo tesoureiro da campanha, de um “consórcio” de empresas de serviços urbanos: doavam até um milhão de reais com uma condição, a de assinar recibo em dobro do valor recebido. O candidato não aceitou e decidiu terminar ali mesmo sua campanha, que tivera o pequeno auxílio de três empresas.
O candidato não se elegeu, é óbvio, mas viu confirmada a frase do antropólogo Roberto da Matta: “O político no Brasil é corrupto porque o eleitor é corrupto”.

Não continuei o romance planejado também por uma razão óbvia: por mais que usasse a imaginação, não chegaria aos pés das histórias fantásticas que todos estão acompanhando.

0 comentários:

Postar um comentário